Para quem tem uma startup em early stage (ou pensa em começar uma), conduzir a organização e determinar os próximos passos apenas entre os fundadores pode parecer uma tarefa tangível. Porém, a verdade é que negócios de todos os portes podem se beneficiar e serem impulsionados por um conselho de administração. Afinal, contar com profissionais qualificados com diferentes vivências para apoiar na busca por soluções pode fazer toda a diferença! Claro que, no caso de sociedades anônimas (S/A) ou cooperativas, há uma legislação própria que as obriga a possuir um conselho. Mas aqui, queremos explicar o porquê tê-lo mesmo quando sua criação é facultativa.
CEO, investidores, sócios, diretores, colaboradores… costuma ser grande o grupo de pessoas envolvidas para fazer uma empresa – de qualquer tamanho – funcionar. Mas além desse time, um conselho administrativo pode apoiar na definição das estratégias da organização, proteger seu patrimônio e maximizar o retorno sobre seus investimentos. Tudo isso sem jamais deixar que interesses de um único acionista ou grupo específico se sobressaiam aos do negócio em si. Ou seja, cabe a esse órgão descentralizar o controle, orientar os executivos e estimular debates colaborativos.
Por isso, decidir a composição desse grupo deve ser uma tarefa meticulosa. Uma prática comum de mercado é ter entre cinco e onze membros de diferentes experiências e qualificações e quem escolhe essas pessoas são os sócios, por meio de votação. Aqui, vale ressaltar a importância de se ter diversidade como prioridade na formação do grupo: quanto mais heterogêneo, mais habilidades e pontos de vista diferentes, melhor!
Seja por questões legislativas ou práticas de boa governança corporativa, as empresas que optam pela criação de um conselho tendem a colher frutos – e vantagens competitivas. Ter este recurso implica na imagem e reputação da sua marca, tende a aumentar sua longevidade, reduzir atritos entre gestores, atrair e reter talentos, além de chamar a atenção de potenciais investidores, que se sentirão mais confiantes em fazer o deal.
Eight, uma consultoria de resultado!
Fale com quem realmente entende de geração de caixa e perpetuação dos negócios!
(31) 2581.1895
(11) 9 9919.1009
contato@eightconsultoria.com
A Matriz BCG, ou Matriz de Crescimento-Participação, é uma ferramenta de análise estratégica desenvolvida…
A padronização de processos é essencial para garantir a consistência e eficiência nas operações empresariais.…