Governança 4.0
25 de fevereiro de 2021Treinamentos customizados in company
12 de fevereiro de 2021Realizamos a apuração do valor do seu negócio ou do negócio de potencial investida por meio dos principais métodos de mercado, a saber: Fluxo de Caixa Descontado, Valor Contábil e Múltiplos de Mercado. Também entregamos um cálculo complementar do Valor Potencial do Ativo a partir de oportunidades encontradas em sua gestão ou, em casos de M&A, de possíveis ganhos de sinergia com a operação.
Ao final do trabalho, entregamos um Laudo Técnico de Avaliação, com todos os cenários apurados.
Método do Fluxo de Caixa Descontado
O modelo é aplicado principalmente por investidores para verificar se o seu investimento trará retorno positivo. O cálculo consiste basicamente em 4 etapas:
Projeção dos Fluxos de Caixa para os períodos futuros, a partir de premissas pré-estabelecidas;
Definição da Taxa de Desconto ou WACC (custo médio ponderado de capital) a ser empregada e cálculo do Valor Presente da Geração de Caixa Futura;
Cálculo do Valor Residual a ser somado;
Soma dos Ativos Circulantes (Caixa e Estoque) e Dedução dos passivos na composição do Valor Presente Líquido.
O Fluxo de Caixa Descontado (FCD) é uma das metodologias de avaliação de empresas mais amplamente utilizadas e aceitas no mercado por ser aquela que melhor captura as particularidades, a capacidade de geração de valor para os acionistas e o risco do investimento de cada empresa.
Esta metodologia parte do princípio de que o valor da empresa (ou ativo) depende da sua capacidade de geração de caixa. Envolve projetar os fluxos de caixa futuros da empresa e trazê-los a valor presente através de uma taxa de desconto que reflita o risco da empresa. Justamente por envolver a projeção de resultados futuros, o FCD está sujeito a um significativo grau de subjetividade.
Cálculo pelo Valor Contábil
A avaliação pelo Valor Contábil de um ativo talvez seja a menos subjetiva das metodologias de avaliação de empresas, uma vez que se baseia nos números atuais da empresa presentes nos seus demonstrativos contábeis, de acordo com leis e princípios contábeis. Segundo esta metodologia, o valor da empresa é equivalente ao valor dos seus ativos líquidos de seus passivos com terceiros (bancos, fornecedores, governo etc.). Esta metodologia não considera a capacidade de geração de caixa da empresa a partir dos recursos nela aplicados e sim o seu valor contábil em um determinado período.
Método de Avaliação por Múltiplos
A avaliação por múltiplos parte do princípio de que empresas dos mesmos setores e inseridas em contextos competitivos semelhantes podem ser avaliadas a partir da comparação de indicadores financeiros, como Receita, Faturamento, EBITDA, Lucro Líquido, dentre outros. Este modelo é tradicionalmente empregado em operações de fusões e aquisições e, comumente, reflete a expectativa do vendedor.
Cálculo do Valor Potencial
Esse modelo determina o valor potencial do ativo decorrente do fechamento de gaps encontrados em sua gestão ou mesmo das sinergias decorrentes de uma possível operação de M&A, tais como centralização e/ou eliminação de atividades e áreas redundantes, ganhos de escala na aquisição de bens e serviços, disseminação das melhores práticas de gestão entre as operações recém incorporadas / fundidas, implantação de CSC, possibilidades de cross-selling e up-selling entre as bases de clientes recém incorporadas etc.
Ao término desta análise, o impacto das oportunidades sobre o EBITDA é apurado e, então, o Valor Potencial é calculado por meio do Método de Avaliação por Múltiplos.