O Cisne Negro pode ser raro, mas UM cisne negro é mais comum do que se imagina…
Com a explosão da pandemia de COVID-19 por todo o mundo e os inúmeros impactos humanos (mais de 30 mil mortes até o momento), econômicos (IBOVESPA teve sua pior queda mensal em 22 anos) e sociais (mais de um bilhão de pessoas em isolamento social em todo o mundo), todos ou praticamente todos já ouviram a expressão “cisne negro”. Mas, afinal de contas, de onde surgiu essa expressão?
Este conceito de evento cisne negro foi popularizado pelo escritor e financista Nassim Nicholas Taleb (imagem abaixo) para descrever a ocorrência de um evento que atenda às 3 condições: seja rara, imprevisível e altamente impactante.
Mas o maior insight de Taleb foi a constatação de que apesar de a probabilidade de que um evento cisne negro ESPECÍFICO venha a ocorrer seja ínfima, inferior a 1%, a de que ALGUM evento cisne negro venha ocorrer é quase certa, próxima a 100%.
Trabalhar com essa certeza, com uma margem razoável de liquidez e solvência para não apenas sobreviver como também para ser capaz de aproveitar as oportunidades criadas por estes eventos é o que diferencia líderes e empresas de maiores sucessos. Afinal, como diria Heráclito de Éfeso: “A única coisa permanente é a mudança”…
#cisnenegro
#COVID-19
A Matriz BCG, ou Matriz de Crescimento-Participação, é uma ferramenta de análise estratégica desenvolvida…
A padronização de processos é essencial para garantir a consistência e eficiência nas operações empresariais.…