Acreditamos que uma gestão eficiente calca-se em cinco pilares: Indicadores de Desempenho, Metas bem definidas (com Objetivos, Valores e Prazos específicos), Medições Periódicas, Responsáveis claros e, principalmente, CONSEQUÊNCIAS atreladas ao desempenho obtido (Bônus e Ônus).
As consequências são uma peça fundamental para que todo sistema de gestão funcione, elas são um estímulo que alinha o coração à mente de cada pessoa, deixando claro o que se espera dela e como ela será reconhecida por isso.
Ora, sem consequências (bônus, mas também ônus nos casos de insucesso) fica difícil acreditar na melhoria da qualidade do nosso funcionalismo público. Na verdade, a falta de consequências é um estímulo à mediocridade. Não existe nada mais injusto do que desempenhos distintos receberem a mesma contrapartida ou reconhecimento.
Nós, da Eight Consultoria (www.eightconsultoria.com), acreditamos que Metas e Consequências bem definidas, acompanhadas de accountability, ou seja, de responsabilização pelos resultados e intolerância a desvios de conduta compõe o blend da construção de uma cultura corporativa forte, coesa, meritocrática, que valoriza o desempenho através do comportamento adequado.
Estamos no caminho certo!
A Matriz BCG, ou Matriz de Crescimento-Participação, é uma ferramenta de análise estratégica desenvolvida…
A padronização de processos é essencial para garantir a consistência e eficiência nas operações empresariais.…