IBGC

Conselhos do Futuro Agenda Positiva by IBGC

“Disposição para questionar, ouvir ativamente, respeitar outras visões, ousar, desaprender e reaprender são condições essenciais para explorar novas formas de gerar valor e viabilizar as transformações necessárias. Para que atuem como agentes de transformação e catalisadores da adaptabilidade e da agilidade das organizações, os conselhos devem ser compostos com maior foco em diversidade e competências socioemocionais.”

Esta é a mensagem da “Agenda Positiva” do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) no pilar “Conselhos do Futuro”. Este documento foi lançado por ocasião dos 25 anos do Instituto e traz as principais mensagens para os líderes das organizações.

É isso: precisamos ser mais diversos e humanos nas salas dos Conselhos. O mundo já vinha mudando, mas a pandemia nos mostrou que o momento para transformar definitivamente o mais alto nível da governança corporativa é aqui e agora. E isso está acontecendo.

Opinião todos temos, mas nada como basear nossas análises e decisões em fatos e dados. E eles apontam nesta direção. Na recém-divulgada pesquisa “Sustainability in the Spotlight: Board ESG Oversight and Strategy”, conduzida por Spencer Stuart e Diligent Institute, 85% dos 590 conselheiros consultados disseram estar tomando alguma medida para aumentar a sua competência e fluência em relação a ESG: 42% trazem consultores externos e 38% investem em educação e aperfeiçoamento. Em tempo: essas medidas não são excludentes.

Em seu artigo “Atenção para a composição efetiva do conselho”, de fevereiro de 2021 no Valor Econômico, Vicky Block afirmou: “Hoje, por exemplo, estar preparado para olhar as questões ESG e seu impacto no resultado e perpetuidade do negócio cabem no grupo dos conhecimentos básicos de governança, e não mais como um diferencial”.

Outra voz definidora, a da BlackRock, maior gestora de recursos com US$ 10 trilhões (dez trilhões de dólares) sob gestão, sentenciou no paper “Climate Risk and the transition to a low-carbon economy”, de fevereiro deste ano: “Esperamos que os conselheiros tenham fluência no risco climático e na transição energética para permitir que todo o board — mais que apenas um conselheiro que é ‘expert climático’ — dê supervisão apropriada para os planos e metas da companhia”.

Quando falamos em tendências, vale olhar também para os movimentos que ainda não estão na esfera corporativa, mas jogam a semente para este amanhã.

Um bom exemplo destes movimentos é o “Conselho Jovem”, que acaba de ser criado na governança da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Este grupo vai apoiar o Conselho de Administração do Pacto Global na recomendação de prioridades e oportunidades para acelerar a Agenda 2030.

Carlo Pereira, diretor executivo da Rede Brasil, explica: “Sentimos necessidade de trazer os jovens para discutir. Percebemos essa demanda crescente entre as lideranças empresariais. Não temos mais assimetria de conhecimento e um mundo tão verticalizado. Os jovens estão vindo com um conhecimento que os mais velhos não têm, e que é necessário também”.

Com a palavra, os jovens conselheiros do Pacto Global: “Nós somos a geração que mais será impactada pelas decisões e escolhas que vocês fazem hoje (…).
Para um mundo em constante e acelerada mudança, diversidade não é apenas algo desejável, mas é uma vantagem estratégica. Empresas com vida longa são empresas diversas, plurais e ambientalmente responsáveis”, afirmaram no lançamento do Conselho.

Transformação é assim, passo a passo. E estamos caminhando rapidamente rumo a Conselhos de Administração mais plurais e diversos e, portanto, mais eficazes.

Inspirado na coluna de Sonia Consiglio (Valor Investe)

Rota

Gestão e Governança Corporativa - Eight Consultoria

Rua Ministo Orozimbo Nonato, 442 Vila da Serra
Nova Lima, Minas Gerais 34006-053
Brasil
Telefone: (31) 2581-1895
Telefone secundário: (11) 9 9919.1009
Email: contato@eightconsultoria.com
URL: https://www.eightconsultoria.com/
DomingoFechado
Segunda08:00 - 19:00
Terça08:00 - 19:00
Quarta08:00 - 19:00
Quinta08:00 - 19:00
Sexta08:00 - 19:00
SábadoFechado

 

Postagens Recentes

  • Aplicabilidade e Cases

Entendendo a Matriz BCG: Origem, Aplicabilidade e Cases

  A Matriz BCG, ou Matriz de Crescimento-Participação, é uma ferramenta de análise estratégica desenvolvida…

  • Padronização de Processos e a Metodologia Six Sigma: Redução de Variações e Melhoria Contínua

Padronização de Processos e a Metodologia Six Sigma: Redução de Variações e Melhoria Contínua

A padronização de processos é essencial para garantir a consistência e eficiência nas operações empresariais.…